A campanha "Outubro Rosa” é um alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnós¬tico precoce do câncer de mama, com sua origem nos Estados Unidos nos anos 90. No Brasil, a primeira campanha só ocor¬reu em 2002.
A mamografia ainda é considerada o exame “padrão ouro” na detecção da do¬ença, apesar de não ser o único método, e de ter as suas limitações de diagnósti¬co. Para o câncer de mama, a estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde no Brasil é a de oferecer a realização de mamografia a cada dois anos, para mu¬lheres acima de 40 anos (ou por indicação médica independente de idade).
Apesar do aumento de mamografias realizadas, não há redução verificada na mortalidade por câncer de mama na população.
O rastreamento precoce da doença não significa prevenção, o que deve ser garantido é o acesso rápido ao tratamento para mulheres que tenham diagnóstico positivo.
Portanto, o “Outubro Rosa” se trata de uma campanha importante na conscien¬tização das mulheres em relação a um câncer de grande incidência na população. Mas não pode ser apenas lembrada em outubro, e tampouco se resume a mutirões de mamografia.
O que pode ser feito para evitar o cân¬cer é tão ou mais importante que a pre¬venção secundária (exames de diagnóstico precoce). Pode-se ajudar a prevenir o câncer mantendo um peso saudável, uma dieta balanceada, fazendo atividade física, não fumando, não ingerindo bebidas al¬coólicas em excesso, além do aleitamento materno.
A campanha "Outubro Rosa” é um alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, com sua origem nos Estados Unidos nos anos 90. No Brasil, a primeira campanha só ocorreu em 2002.
A mamografia ainda é considerada o exame “padrão ouro” na detecção da doença, apesar de não ser o único método, e de ter as suas limitações de diagnóstico. Para o câncer de mama, a estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde no Brasil é a de oferecer a realização de mamografia a cada dois anos, para mulheres acima de 40 anos (ou por indicação médica independente de idade).
Apesar do aumento de mamografias realizadas, não há redução verificada na mortalidade por câncer de mama na população.
O rastreamento precoce da doença não significa prevenção, o que deve ser garantido é o acesso rápido ao tratamento para mulheres que tenham diagnóstico positivo.
Portanto, o “Outubro Rosa” se trata de uma campanha importante na conscientização das mulheres em relação a um câncer de grande incidência na população. Mas não pode ser apenas lembrada em outubro, e tampouco se resume a mutirões de mamografia.
O que pode ser feito para evitar o câncer é tão ou mais importante que a prevenção secundária (exames de diagnóstico precoce). Pode-se ajudar a prevenir o câncer mantendo um peso saudável, uma dieta balanceada, fazendo atividade física, não fumando, não ingerindo bebidas alcoólicas em excesso, além do aleitamento materno.
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