É o momento em que o Sindicato reúne a categoria para fazer um balanço sobre a conjuntura política e econômica e sobre os grandes desafios que estão postos para o Sindicato e para a categoria.
Esse balanço é feito por meio de debates e discussões que, em diferentes momentos, serão traduzidos em propostas. Se aprovadas, tornam-se resoluções de Congresso. Essas resoluções serão as principais diretrizes que nortearão as ações da direção do Sindicato.
Como a categoria é muito numerosa, a forma de viabilizar essas discussões é por meio da eleição de delegados e delegadas que irão representar seus companheiros e companheiras do chão de fábrica nos debates e votações do Congresso.
Papel dos delegados e delegadas
O Congresso é um momento de grande importância para debater os rumos da categoria com propostas e resoluções. Por isso, é muito importante que os trabalhadores que estão representando seus companheiros e companheiras participem da forma mais ativa e responsável possível no Congresso. O que significa:
• Participar de todos os eventos que farão parte da programação do Congresso;
• Ler os materiais de subsídios distribuídos no transcorrer do Congresso;
• Participar de forma ativa contribuindo com a elaboração de propostas;
• Debater, discutir e votar as propostas construídas de forma coletiva ao longo do Congresso;
• Respeitar as diferenças de opinião durante os debates e discussões;
• Ser solidário com os delegados e delgadas que tenham alguma dificuldade para participarem de forma ativa nos grupos ou em plenária.
Comente este artigo.
Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br
Departamento de Formação