4 de Setembro de 2017
Alemães desenvolvem carro elétrico para estradas africanas
Batizado de aCar, o modelo será apresentado no Salão de Frankfurt 2017

A Universidade Técnica de Munique (TUM) completou um projeto de quatro anos para o desenvolvimento de um veículo elétrico para as condições de rodagem de muitos países da África.
Batizado de aCar, o modelo será apresentado no Salão de Frankfurt 2017. O desenvolvimento foi pautado no baixo custo e para operação mista de transporte de passageiros e grandes cargas. Medindo 3,7 m de comprimento, 1,5 m de largura e 2,1 m de altura, o veículo pesa apenas 800 kg.
Além disso, o aCar leva em consideração as condições de acesso a muitos lugares da África, onde pequenos agricultores não têm acesso ao transporte regular de mercadorias por viverem em locais muitos distantes dos centros urbanos.
Com capacidade para uma tonelada de carga, o aCar utiliza baterias de lítio de 20 kWh com autonomia de 80 km, pequena se considerarmos a proposta do veículo 4×4 elétrico, que pode ser recarregado em tomada doméstica de 220V por sete horas. A velocidade máxima é de 60 km/h. A TUM desenvolveu painéis solares para fixação no teto e assim aproveitar a grande incidência de sol na região subsaariana, por exemplo, que é o alvo inicial do projeto.
Do Notícias Automotivas
 Posts - DIEESE
|