14 de Novembro de 2017
Ministério da Fazenda resiste e montadoras apelarão ao presidente pelo Rota 2030
Nesta terça (14), as montadoras e autopeças se reunirão com o presidente da República para discutir o impasse e pressionar uma aprovação do Rota 2030
Os dias estão passando e 31 de dezembro está se aproximando rapidamente. A data é o prazo final para vigência do Inovar-Auto, programa automotivo impopular dentro e fora do país. Seu substituto, o Rota 2030, foi apresentado em abril e seria finalizado em agosto, quando então seria enviado para sanção presidencial e instituído como lei em 1 de janeiro de 2018.
O tempo era curto, mas ainda assim, as equipes de trabalho do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, bem como das montadoras e autopeças, se uniram para elaborar a nova política automotiva, visando os próximos 15 anos.
Mas, ao ser enviado para o Ministério da Fazenda, o Rota 2030 parou no sinal vermelho e lá permanece até agora. A expectativa era de uma aprovação para novembro, mas o prazo – assim como o de agosto – expirou. Fontes do MF dizem que a pasta de finanças do estado cita similaridades com a política atualmente em vigor e também questiona diretrizes do novo programa. Por conta disso, não tem pretensões de liberar as novas regras.
Diante disso, nesta terça (14), as montadoras e autopeças se reunirão com o presidente da República para discutir o impasse e pressionar uma aprovação do Rota 2030. Com pouco mais de um mês e meio para o ano se encerrar, o impasse continua e já se sabe que, sem o Rota 2030 aprovado em 01 de janeiro, as alíquotas de IPI voltarão aos níveis de 2011 para nacionais e também para os importados.
Do Notícias Automotivas
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28/06/2011 - |