O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) afirmou que até 15 de dezembro, será publicado um novo decreto que mudará as regras para o setor automotivo. As empresas que implantarem novas fábricas ou apresentarem projetos de avanços tecnológicos terão tratamento diferenciado no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), com prazos melhores para adequarem suas produções.
A medida, porém, será analisada caso a caso. Pimentel apontou também que as regras atuais, que determinam aumento de 30 pontos percentuais no IPI para montadoras que não utilizem 65% do seu conteúdo produzido no Mercosul, serão flexibilizadas.
De acordo com ele, haverá um cronograma para uso de componentes locais e desenvolvimento de tecnologia. "A forma de aferição de conteúdo local vai mudar. Tudo vai depender do Processo Produtivo Básico de cada cadeia produtiva", disse.
Da Folha Online