2 de Outubro de 2018
Mais caro, veículo elétrico desafia lucro de montadoras
'Mobilidade limpa é como comida orgânica é mais cara', disse presidente da Peugeot
Carros elétricos estão prontos para chegar em massa aos salões do automóvel europeus após anos de lançamentos conceituais e bilhões investidos por parte das montadoras e dos fornecedores. Agora vem a parte difícil: vendê-los com lucro. Os modelos movidos a bateria lançados no salão do automóvel de Paris, como o DS3 (PSA Group) e o Crossback (Mercedes), vão corroer a lucratividade, reconhecem os executivos do setor.
Há ainda a preocupações de que o impacto seja pior, já que os consumidores resistem a pagar mais por veículos elétricos, forçando as montadoras a vender esses modelos com margens de lucro menores para atingir as metas de emissões de poluentes.
No final de setembro, a BMW divulgou redução no lucro, responsabilizado em parte o custo com modelos elétricos, além do aperto nas regras de emissão de poluentes com o novo padrão mundial Harmonized Light Vehicle Test; e o aumento das tarifas com as novas taxas de importação impostas pelo governo de Donald Trump.
A introdução do WLTP forçou algumas montadoras a reterem a venda de modelos que não estão em conformidade, levando-as a dar descontos em outros modelos para manter sua participação de mercado.
Da FSP
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