Mercedes-Benz lidera pesados e projeta expansão acima do mercado em 2019
Fabricante colhe resultados de melhorias dos seus caminhões, pós-venda e de rede para negociar usados
Alcançar a liderança há muito tempo inédita das vendas de caminhões pesados no País foi o fator-chave para a Mercedes-Benz fechar 2018 com bons resultados, já que o segmento foi de longe o que mais cresceu no ano passado – expansão de 85% sobre 2017, quase o dobro do avanço total do mercado no período, de 46%.
Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da empresa, credita o desempenho positivo ao foco maior nas necessidades dos clientes, não só pelas melhorias que tornaram os produtos da marca mais econômicos e robustos, mas também “àquilo que está em volta do caminhão” – no caso, ferramentas de financiamento, pós-venda acessível, oferta de serviços de manutenção e o crescimento da rede própria de revenda usados.
O executivo avalia que em 2019 a estratégia de maior aproximação e entendimento das necessidades dos clientes vai continuar funcionando e será aprofundada – para isso a fábrica de São Bernardo parou um dia na semana passada no evento Dia D Cliente, que recebeu clientes e concessionários em 156 horas de discussões temáticas em 80 salas com os funcionários de diversas áreas, que resultaram em 1,5 mil ideias para melhorar processos de vendas, pós-vendas, serviços e relacionamentos.
Com esse impulso, Leoncini prevê que a marca deve crescer acima da média entre os pesados e outros segmentos também, com expectativa da recuperação de setores importantes para as vendas de caminhões. Ainda assim, Leoncini pondera que o mercado nacional ainda segue muito pequeno em relação ao tamanho da indústria instalada, capaz de produzir mais de 200 mil unidades/ano, mas após três anos seguidos de quedas profundas, a recuperação começou em 2018 e o ano promete novo crescimento.