PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
29 de Setembro de 2008 | Comunicação | TVT

TVT documenta trajetória dos metalúrgicos

Com mais de 1.200 horas de imagens gravadas, a produtora preserva a história da categoria

Primeira emissora de televisão outorgada a um sindicato de trabalhadores. Entrou no ar em agosto de 2010, resultado de 23 anos de luta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Antes de ser uma emissora, a TVT foi, desde os anos 80, uma produtora de vídeo, construindo amplo acervo dos temas sindicais e sociais, além de realizar a digitalização de diversos materiais.

A luta por essa emissora começou em 1987, quando Lula ainda era deputado constituinte. Ele levou o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Vicentinho, para conversar com o ministro das Comunicações e pedir pela primeira vez a concessão.

A entidade participou de quatro concorrências de concessão de radiodifusão e foi preterida em todas, apesar de ter cumprido todos os requisitos exigidos por lei. O sonho só se realizou com Lula em seu segundo mandato como presidente da república.
O projeto de comunicação da TVT se estrutura nas ideias de movimento e de inovação, bem como na produção de tecnologias sociais que propiciem novas formas de relacionamento por meio da televisão, da internet e das tecnologias móveis.

O propósito é conectar pessoas e viabilizar sua expressão, a produção compartilhada de conteúdos e o acesso à informação, à cultura e ao lazer.

A ideia é ser um canal de amplificação da voz dos movimentos sociais. Ter compromisso com os direitos humanos que vá muito além do discurso, que esteja nos propósitos, na valorização de ações afirmativas, na produção de mundos e de coletividades, na validação das verdades não instituídas, na promoção daquilo que é público e na multiplicação das experiências sociais. Cidadania se faz em sociedade!

Objetivos da TVT:

Jornalismo público
Ao produzir notícias a partir da sociedade contribui para que a imprensa participe como agenciadora das relações entre indivíduos e coletivos. Divulga ações transformadoras dos movimentos sociais e investe em conteúdos críticos, contribuindo para a democracia participativa.

Tecnologia social

  • Investir na comunicação, atuando em conjunto tanto com a sociedade organizada quanto com os atores anônimos das redes sociais e das novas mídias;
  • Criar laços virais, ativar redes de relacionamento, democratizar o acesso aos meios de comunicação, fomentando, assim, a produção de informação por cidadãos comuns;
  • Produzir um conteúdo colaborativo, desmistificar a tecnologia e simplificar a produção;
  • Com essas ações, criar uma nova metodologia que se define pela tecnologia social de comunicação em rede e pelo conhecimento compartilhado em sociedade.

Cultura e educação
Trabalhar com as culturas de borda, fronteiriças e móveis, com os novos códigos e os signos de territórios culturais esquecidos pela grande mídia. A manifestação artística do cidadão comum e a validação do saber de atores sociais tradicionalmente desvalorizados explicitam a ideia de que todos podem oferecer conhecimento e cultura à sociedade.

Trabalho e economia
A TVT busca novas formas de relacionamento entre o ser humano, o trabalho e a economia. Investiga e divulga experiências inovadoras de desenvolvimento econômico articulado ao desenvolvimento social, visando à melhoria das condições de vida do trabalhador brasileiro.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: