PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
16 de Maio de 2018 | Notícias

Autoridades internacionais pedem Nobel da paz e direito às eleições para Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Lançada no início de abril, a petição de iniciativa do ativista de direitos huma­nos argentino, Adolfo Pérez Esquivel, Nobel da Paz em 1980, já conta com mais de 258 mil assinaturas para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja indicado ao Prêmio Nobel da Paz deste ano por suas políticas sociais de combate à fome e à miséria.

Entre os apoiadores estão mais dois ganhadores do Prêmio, Rigoberta Menchú, indígena guatemalteca do grupo Quiché-Maia, e o egíp­cio Mohamed ElBaradei.

A petição também foi assi­nada pelo ex-secretário geral da Anistia Internacional, o senegalês Pierre Sané, mem­bro fundador da Pan-African Foundation Panaf, ONG internacional que promove a unificação africana; a ativista Angela Davis; o ator Danny Glover; o filósofo e ativista Noam Chomsky, além de parlamentares brasileiros e estrangeiros e trabalhadores de diversas categorias em todo o mundo.

A petição, disponível no site change.org, na #nobelpa­ralula, será entregue por Es­quivel ao comitê norueguês em setembro deste ano.

Além desse pedido, seis líderes europeus declararam apoio a Lula e cobraram sua participação nas eleições. São eles: François Hollande, ex-presidente da França, e José Luis Rodriguez Zapate­ro, ex-presidente da Espanha; Massimo D’Slema, Romano Prodi e Enrico Letta, ex-pre­sidentes do Conselho de Ministros da Itália, e Elio Di Pur, ex-primeiro-ministro da Bélgica.

Processo

O filme ‘O Processo’, da diretora Maria Augusta Ra­mos, que denuncia a trama que culminou com o im­peachment da presidenta Dilma Rousseff, ganhou o Prêmio de Melhor Longa-metragem internacional no Festival Documenta Madri, na Espanha.

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: