PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
14 de Junho de 2018 | Notícias

Cipeiros debatem condições de trabalho para intervir com segurança

Foto: Edu Guimarães

No encontro de cipeiros realizado na última terça-feira, 12, na Regional de Diadema, os 80 participantes, integran­tes das Cipas nas empresas da base, debateram a organização da produção no local de traba­lho, com o intuito de contribu­írem melhor no cuidado com a saúde do trabalhador.

“É preciso conhecer para poder intervir. As condições de trabalho estão vinculadas à organização da produção e às formas de organização do trabalho. Dependendo do modo como estão dispos­tas as máquinas, elas podem gerar impactos na saúde do trabalhador. O cipeiro precisa estar atento a isso”, orientou o diretor executivo, responsável pelo Departamento de Saúde do Sindicato, Carlos Caramelo.

Além da disposição do ma­quinário, os cipeiros também foram orientados sobre causas de esforço repetitivo e expo­sição a agentes químicos que podem ser geradas por tipo de matéria prima ou máquinas utilizadas.

“Com a indústria 4.0 isso vai piorar, terá muito menos trabalhador, com processo muito mais rápido e com um controle mais efetivo por parte de um sistema computadoriza­do de tecnologia da informa­ção”, lembrou o diretor.

Divididos em grupo, os parti­cipantes analisaram, com base em uma situação proposta no encontro, as causas de um acidente ocorrido em uma fábrica e sugeriram soluções. “Foi interessante porque todos concordaram tratar-se de uma questão ergonômica e de como estava estruturado o processo de produção. Atingimos o objetivo”, avaliou o dirigente.

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: