PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
3 de Agosto de 2018 | Notícias

Dirigentes passam por curso de formação para encarar os desafios do mandato

Fotos: Adonis Guerra

O presidente dos Meta­lúrgicos do ABC, Wag­ner Santana, o Wag­não, fez a abertura da terceira turma do Curso de Formação para Dirigentes na quarta-feira, dia 1º. Já são 90 dirigentes que passaram pelo curso nas três primeiras turmas do ciclo.

“O Sindicato valoriza muito esse ambiente de formação. Não existe razão para o aprendizado se não for a transferência, se não for essa possibilidade de repassar ao companheiro e to­dos aprenderem no processo”, afirmou Wagnão.

“São os trabalhadores a razão e o motivo da gente estar aqui. E é por eles que a gente tem a obrigação de se preparar sem­pre. A formação vai aprofundar as razões teóricas, o que dá a liga entre nós, na construção da unidade em torno de interesses comuns, do motivo de defen­dermos conceitos coletivos, e não individuais”, prosseguiu.

O presidente ressaltou a importância da formação cons­tante dos dirigentes para fazer frente aos desafios da categoria. “O papel da formação é fazer com que tenham consciência crítica e consigam enxergar as várias formas de analisar a vida, o meio em que vivemos e encontrar saídas em defesa de um mundo melhor para os trabalhadores”, disse.

Ao todo, serão oito turmas para cerca de 240 integrantes do CSEs, Comissão de Fábrica e SUR. O curso está dividido em três encontros por turma neste 1º módulo, que é realizado no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede. O 2º módulo terá mais três encontros em Cajamar.

A diretora executiva do Sin­dicato, responsável pela Forma­ção, Michelle Marques, explicou que o curso é uma das priorida­des do mandato.

“Nunca foi tão importante aperfeiçoar os debates para po­der fazer o enfrentamento mais qualificado no chão de fábrica. A informação chega muito rá­pida hoje e o dirigente tem que estar muito bem preparado para saber como agir, dentro e fora da fábrica, frente aos desafios colocados”, disse.

“Para isso, reformulamos to­das as grades de formação para trazer o debate para a atualidade, incluindo a reforma Trabalhista, a retirada de direitos, a Indústria 4.0, além de trazer o retrato do passado”, explicou.

A abertura de cada turma foi feita por um integrante da Di­retoria Executiva. Na primeira turma, a análise de conjuntura foi feita pelo secretário-geral, Aroaldo Oliveira da Silva. O diretor Administrativo, Moisés Selerges, participou na segunda turma. No último dia do curso, o debate foi com os coordena­dores das regionais.

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: