PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
28 de Setembro de 2018 | Notícias

Trabalhadores na Volks aprovam renovação do Acordo Coletivo

Fotos: Adonis Guerra

Os trabalhadores na Volks, em São Bernardo, aprovaram em assembleia ontem a renovação do Acordo de Garantia de Empregos e Investimentos.

Com a aprovação, fica garantida a aplicação da data-base, PLR, todas as cláusulas sociais, efetivação de aprendizes e investimentos na planta.

Também foi aprovada a contribuição negocial. O aditamento do acordo apreciado em 2016 tem validade até 2021. Porém, por exigência da nova lei trabalhista, é necessária a renovação a cada dois anos para não perder a validade.

“Discutir a renovação do acordo foi necessário por conta da lei trabalhista, que foi alterada não por nossa vontade, mas por produto de um golpe que sempre dissemos que foi contra a classe trabalhadora”, afirmou o presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

O presidente alertou sobre a conjuntura atual, que ameaça o dia a dia dos trabalhadores, com a reforma Trabalhista e a terceirização.

“Um dos candidatos disse que o 13º salário e o adicional de férias são ‘jabuticabas’ que só existem no Brasil. Portanto, a reforma Trabalhista produzida no escritório da CNI (Confederação Nacional da Indústria) ainda não acabou”, ressaltou.

“Tem muito companheiro que acha que o nosso acordo nos protege desse mundo, mas lá fora vota contrariamente a tudo que está defendendo dentro da fábrica”, reforçou.

“A reforma diz que não precisa de sindicato, de representação interna, de um conjunto coletivo que tenha força coletiva para se defender de uma gigante multinacional”, prosseguiu.

Wagnão explicou que o Sindicato defende a revogação da reforma Trabalhista. “O acordo poderá ser discutido em 2021. Se não for revogada, ela pode ser piorada e talvez tenhamos que rediscutir o acordo em um momento ainda pior daqui a dois anos”, alertou.

O coordenador geral da representação na Volks, Wagner Lima, agradeceu o respaldo e a participação.

“A unidade dos trabalhadores fortalece a luta para melhorar o dia a dia de cada um. É um dia importante porque desde 2012 temos trabalhado e administrado esse acordo”, concluiu.

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: