PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
25 de Outubro de 2018 | Notícias

Sindicato cobra a inclusão de moldes plásticos na Letec

Foto: Adonis Guerra

Os Metalúrgicos do ABC encaminharam uma solicitação ao MDIC, Mi­nistério da Indústria, Co­mércio Exterior e Servi­ços, cobrando a reinclusão dos moldes plásticos de ferramentaria na Letec, a Lista de Exceções à Ta­rifa Externa Comum, do Mercosul.

Em julho, o governo ilegítimo retirou os mol­des da lista e diminuiu a tarifa de importação de 30% para 14%, o que tem contribuído para o aumento das importações desses itens no país.

“Reforçamos a neces­sidade de inclusão dos moldes plásticos na Letec diante de todo o esforço que temos feito para res­gate e fortalecimento do setor de ferramentaria no Brasil. As importações destes moldes já corres­pondem à metade do que se usa no país e isso vem se agravando desde a redu­ção do imposto de impor­tação”, explicou o diretor executivo do Sindicato, responsável por políticas industriais, Wellington Messias Damasceno.

A Abinfer, Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais, tam­bém protocolou ofício no MDIC cobrando que os moldes plásticos sejam reinseridos na Lista.

“Temos realizado es­tudos sobre o cenário da ferramentaria no Brasil. As entidades que repre­sentam os trabalhadores e as empresas do setor estão muito alarmadas em relação ao futuro desses empregos e dessa indús­tria. Vale lembrar que os profissionais da área re­cebem melhores salários e desenvolvem inteligência no país”, afirmou.

A Letec permite aos países do bloco a aplicação de alíquotas de imposto de importação diferentes das previstas na Tarifa Co­mum. A definição é feita pela Camex, Câmara de Comércio Exterior, com representantes do Minis­tério da Fazenda, Relações Exteriores e MDIC.

A Camex se reúne em novembro para avaliar a inclusão e exclusão de produtos da lista de ex­ceções.

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: