PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
26 de Outubro de 2018 | Notícias

Anistiados lançam HQ sobre os anos sombrios da ditadura militar

Fotos: Adonis Guerra

Para defender a democracia, a liberdade e os direitos de cada um, a Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC, a AMA-A ABC, lançou na terça, dia 23, a história em quadrinhos “Ditadura: que história é essa?”.

O presidente da AMA-A ABC, João Paulo de Oliveira, explicou que o objetivo é provocar a discussão e chamar a atenção dos mais jovens.

“Nesse período em que o discurso de ódio se espalha, queremos despertar a curiosidade e o conhecimento na visão dos que sofreram, foram perseguidos, torturados e cassados pela ditadura militar. Muitos não estão aqui para contar sobre a luta em defesa da democracia e dos direitos”, afirmou.

“Na democracia as pessoas têm o direito de dizer ‘eu quero a volta da ditadura’. Se vier a ditadura, não poderemos falar ‘eu quero a democracia’. A luta é para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. Ditadura nunca mais”, defendeu.

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, reforçou a importância da iniciativa. “Um país que conhece a sua história não comete o erro novamente. É em memória aos milhares de anônimos que saíram às ruas, enfrentaram tanques, bombas e balas em favor da democracia. É importante que os jovens conheçam esse período muito tenebroso do Brasil”, ressaltou.

A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, Jandyra Uehara, disse que o momento é crítico no país. “A resistência democrática tem que acontecer, ainda não derrotamos o fascismo dessa elite atrasada que está levando o país para o abismo. É muito importante mostrar que só a democracia pode trazer justiça, desenvolvimento e direitos à classe trabalhadora”, alertou.

O ex-presidente do Sindicato, Luiz Marinho, também lembrou o processo de resistência. “Muitos lutaram, muitos tombaram e desapareceram. O Brasil já experimentou, contra a vontade, as atrocidades da ditadura. Ainda temos tempo de evitar o desastre para a sociedade brasileira”, chamou.

A coordenação geral da HQ é de Flávia Adalgisa, com ilustrações de Glauco Góes e roteiro de Ariel Bravo. O exemplar pode ser retirado gratuitamente na AMA-A ABC, no 1º andar do Sindicato. Clique aqui para acessar a HQ digital.

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: