PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
26 de Outubro de 2018 | Notícias

Estudantes colombianos visitam Sindicato e discutem situação política

Fotos: Adonis Guerra

Na última, quarta-feira, 24, alunos dos cursos de educação e direito do Tecnológico de Antioquia - Instituición Universitária, de Medellín, na Colômbia, visitaram o Sindicato e foram recebidos pelo diretor executivo do Sindicato, Carlos Caramelo.

Em uma roda de conversa, o diretor falou sobre a estrutura dos Metalúrgicos do ABC, a participação da instituição no cenário político e deu ênfase às ações sociais na área de direitos humanos. “O encontro foi emocionante porque os alunos que já conheciam a importância histórica do Sindicato se mostraram realmente interessados no trabalho desenvolvido e preocupados com o resultado das eleições”.

A visita integra uma vivência acadêmica de uma semana e meia no Brasil para que os estudantes conheçam instituições ligadas à educação inclusiva e direitos humanos. Ricardo Carvalho de Almeida, diretor presidente da organização social Opção Brasil, que junto com a Universidade de São Caetano do Sul, USCS, intermedia a atividade, destacou a relevância da visita.

“A visita ao Sindicato foi muito importante por conta do momento político social que estamos vivendo de desconstrução de democracia e abalos na participação e cidadania. Essa instituição congrega tudo isso”, declarou.

O professor de direito em Medellín, José Fernando Toledo, que acompanhou os alunos destacou a força da ocasião. “É uma experiência extremamente forte e muito especial, estar nesta casa onde já foram feitas tantas lutas importantes para o país e para os trabalhadores que deram um grito de esperança para todos os trabalhadores latino-americanos”.

 “Foi importante perceber que nossos desafios são parecidos, aqui também há os que lutam para mudar, para melhorar direitos. Na minha área de educação penso que é muito importante investir nas crianças no pensamento democrático”, avaliou a estudante Maria Isabel Soto Gaviria, 22.

“Essa experiência foi muito bacana para conhecer melhor a luta do Sindicato e a luta de Lula que segue na batalha. O Sindicato é realmente uma grande força, uma grande inspiração para muitos países”, disse o estudante Nelson Duque, 23.

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: