PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
31 de Outubro de 2018 | Notícias

Comissão do Congresso aprova o Rota 2030

Sindicato critica o texto por não avançar na defesa dos empregos nem fortalecer a indústria nacional

 

Foto: Adonis Guerra

A comissão mista do Congresso Nacional aprovou na quarta, dia 24, a Medida Provisória do Rota 2030 apresentada pelo governo em julho. O texto segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado, onde ainda pode sofrer alterações.

O diretor executivo do Sindicato, responsável por políticas industriais, Wellington Messias Damasceno, explicou que a MP foi aprovada com pouquíssimas alterações em relação ao texto inicial, tendo sido consideradas somente as emendas que prorroga o regime diferenciado para as regiões nordeste e centro-oeste, do refinanciamento de dividas e do incentivo às exportações.

“O Rota 2030 é mais um golpe em cima dos trabalhadores e do desenvolvimento do Brasil. As emendas dos trabalhadores não foram atendidas”, criticou.

“O programa está muito aquém do que precisaria ser ao não incluir a defesa dos trabalhadores, não falar de qualificação profissional, não fortalecer a cadeia produtiva nem o conteúdo local. A medida permite a importação tanto de autopeças quanto de veículos, o que compromete os empregos e as indústrias da região”, explicou.

O dirigente ressaltou a importância do observatório da indústria constar na medida para acompanhar de perto a aplicação dos recursos, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a entrada de importados e direcionar investimentos e novos negócios.

“O observatório é uma luta grande dos trabalhadores e está no texto, mas temos que defender que o formato seja paritário com participação de todos”, disse.

O Sindicato está conversando com parlamentares para buscar alterações e a inclusão de pontos de interesse da classe trabalhadora. “Vamos continuar mobilizados para tentar modificar o Rota 2030 em plenário”, concluiu.

 Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: