PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
22 de Novembro de 2018 | Notícias

20º aniversário do Centro Cultural Solano Trindade recebe homenagem na Câmara

"É muito gratificante saber que nós fomos, de alguma forma, responsáveis pela transformação dessas pessoas"

Foto: Adonis Guerra

O aniversário de 20 anos do Centro Cultural Afro Brasileiro Francisco Solano Trindade recebeu homenagem em sessão solene na Câmara de São Bernardo no último dia 8. A atividade foi convocada pela vereadora Ana Nice (PT), ex-dirigente do Sindicato e ex-diretora do Centro Cultural.

Criado em 1998, a partir de um processo de articulação e mobilização entre o Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, o IG Metall da Alemanha e representantes do Movimento Negro, a entidade é mantida pela campanha “Uma hora para o Futuro”, dos trabalhadores na Volks. Com sede em São Bernardo, o Centro Cultural atende hoje 140 crianças e adolescentes carentes com uma proposta pedagógica fundamentada na cultura afro-brasileira.

“Dentro da fábrica o trabalhador conhece o projeto ´Uma Hora para o Futuro´, (doação da última hora do salário que garante o futuro de crianças e adolescentes), mas talvez não tenha noção do tamanho dessa ajuda. É só uma hora que somada a de outros trabalhadores causa uma transformação enorme na sociedade, na vida de várias pessoas”, declarou o presidente da entidade e CSE na Volks, Nelson Rodrigues Rocha. 

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, lembrou que participou da fundação da entidade. “Essa homenagem nos faz lembrar do propósito inicial do Solano e é muito gratificante ver esse propósito materializado na figura dessas pessoas que estão aqui. Também é muito gratificante saber que nós fomos de alguma forma responsáveis pela transformação dessas pessoas”.

Dois ex-educandos, Roseli Audrelina Del Bosque e Anderson Alves da Silva, e Benedita Aparecida Santos Cabral, mãe de uma educanda, deram depoimentos sobre a importância do Centro Cultural Francisco Solano Trindade em suas vidas.

Também participaram da sessão o ex-prefeito Luiz Marinho, o vereador Tião Mateus (PT) e o deputado estadual Teonílio Barba (PT). A atividade contou com apresentações culturais das crianças e adolescentes.

No próximo dia 24, às 19h, haverá mostra do projeto Equilíbrio das Cordas com os meninos e meninas da oficina de violão, no Teatro Martins Pena, praça Marques de Alegrete, 44, Vila Gonçalves, em São Bernardo.

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: