PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
13 de Agosto de 2019 | Notícias

Rumo à Brasília, metalúrgicas fortalecerão Marcha das Margaridas

Companheiras se unem pela defesa da soberania popular, igualdade,democracia e da não a violência contra as mulheres

Integrantes do Coletivo de Mulheres Metalúrgicas do ABC embarcam hoje, de ônibus fretado, para Brasília onde participarão da 6ª edição das Marchas das Margaridas. A atividade realizada a cada quatro anos desde 2000 se define como uma ação ampla e estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas com o objetivo de conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena. A luta é contra toda forma de exploração, dominação, violência e em favor de igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.

Este ano, a Marcha em direção à Esplanada dos Ministérios será realizada na manhã de quarta-feira, 14. Mas a mobilização começa hoje com uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, às 9h, e a Mostra de Saberes e Sabores das Margaridas, a partir das 14h, no Parque da Cidade. Lá, à noite, será realizado também um ato político cultural.

“Essa é a terceira edição que nós participamos. O sentimento é de muita alegria, mas muita responsabilidade de poder participar de uma marcha tão importante como essa, a maior atividade de mulheres na América Latina. Será a primeira marcha depois do golpe de 2016 e com esse desgoverno. Nós, mulheres metalúrgicas, estaremos lá em defesa das nossas pautas, defendendo que o país saia dessa situação em que nossos direitos estão indo para o ralo”, declarou a coordenadora do Coletivo, Andrea Ferreira de Sousa, a Nega.

Participam do evento 27 federações e mais de 4 mil sindicatos filiados à Contag, (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) que promove as Marchas com parceria e apoio de movimentos feministas, de mulheres trabalhadoras, centrais sindicais e organizações internacionais. De 20 mil participantes no ano 2000, a Marcha multiplicou-se para 40 mil em 2003, 70 mil em 2007, 100 mil nos anos de 2011 e 2015.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: