PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
16 de Agosto de 2019 | Notícias

Qualificação profissional na nova indústria é tema do encontro da OIT/Cinterfor

Divulgação

Os desafios da qualificação profissional para a Indústria 4.0 foram debatidos na 44ª Reunião da Comissão Técnica da OIT/Cinterfor (Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento sobre Formação Profissional), da Organização Internacional do Trabalho. 

O secretário de Formação da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT) e conselheiro do Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, participou do encontro, que reuniu representantes dos trabalhadores, empresários e governos da América do Sul, nos dias 6, 7 e 8, em Montevidéu, no Uruguai.

“Temos o grande desafio de recuperar a indústria e um dos pilares mais importantes, sem dúvida nenhuma, é a qualificação e a requalificação profissional, tanto para os trabalhadores que já estão nas fábricas em processo de modernização quanto aos trabalhadores desempregados ou que entrarão nesse novo mundo do trabalho”, explicou. 

“As profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos. Por isso, temos que ficar atentos a todo esse movimento que vem acontecendo no mundo do trabalho e pensar em uma sociedade com mais qualificação profissional para atender essa demanda que surgirá na indústria”, afirmou.

O dirigente contou que as discussões trataram sobre a situação real da América do Sul neste cenário. “A ideia é estar inserido no debate, desenvolver cursos que possam atender a Indústria 4.0, preparar as pessoas para as novas tecnologias e entender quais serão as profissões do futuro, que exigirão novas formas de ensino”, concluiu.  

Neste ano, a OIT completa 100 anos de atuação e lutas por justiça social e trabalho decente no mundo.

 Da redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: