PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
3 de Dezembro de 2019 | Notícias

Sindicato discute capacitação profissional para as ferramentarias no Rota 2030

Foto: Divulgação

O diretor executivo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, defendeu a importância da qualificação profissional dos trabalhadores no workshop do programa “Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas”, que integra o Rota 2030, no dia 26 de novembro, no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

“O workshop foi para apresentar como o programa está sendo estruturado e quais as principais demandas do setor. E nós apresentamos a demanda por capacitação profissional, tanto para os trabalhadores e gestores, quanto pensando na nova indústria, a 4.0”, explicou.

O dirigente criticou a ineficiência do governo, já que os recursos do programa estão disponíveis, porém o ministério da economia após 1 ano ainda não habilitou os projetos.

“No dia a dia ninguém percebeu os efeitos do Rota 2030. No cenário que estamos vivendo, de falta de trabalho nas empresas, de demissão de trabalhadores e fechamento de fábricas, seriam recursos importantes para estancar esses problemas”, afirmou.

“Ainda assim, mesmo que o programa esteja muito distante daquilo que propusemos, continuamos insistindo que esses recursos sejam direcionados para capacitação de trabalhadores no chão de fábrica, para a Indústria 4.0 e as novas formas de produção veicular, com elétricos e híbridos, e valorização de pesquisa, desenvolvimento e ferramentaria”, prosseguiu.

A iniciativa com as ferramentarias tem a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) como coordenadora, o IPT como responsável técnico, e a participação de instituições de ensino e pesquisa, parques tecnológicos e entidades representativas como o Sindicato, Arranjo Produtivo Local de Ferramentaria do ABC, universidades, Senai, Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), entre outras.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: