PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
11 de Dezembro de 2019 | Notícias

Zé Fernandes tem sua história de luta registrada em livro

Foto: Divulgação 

O sindicalista e combatente socialista Zé Fernandes recebeu amigos para o lançamento do livro que narra sua vida de luta: ‘Camarada Fernandes - onde tem um comunista, tem um partido’, no dia 5 de dezembro, no Centro de Formação Celso Daniel.

A obra, escrita pelos jornalistas Gonzaga do Monte e Júlio Tavares, demonstra que o caminho de Zé Fernandes, caminho de lutas duras, de vários sacrifícios, de derrotas também, é o do nosso povo. Zé Fernandes foi secretário do Sindicato, eleito em 1963.

À época do golpe, estava estudando em Moscou, acabou ficando lá mais de ano, até voltar clandestino. Por decisão do Partido Comunista, foi para o interior fazer trabalho com os camponeses e lá ficou até a anistia. Hoje é músico e dirigente da AMA-ABC (Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC).

Dentre as passagens de sua trajetória, Zé Fernandes destaca a vivência na União Soviética. “Até então, eu não tinha uma visão ampliada do proletariado, do povo, de como poderiam acontecer as transformações. Com o conhecimento da filosofia marxista, da economia política, relações humanas, histórias do movimento operário internacional, comecei a enxergar o proletariado de uma maneira mais dialética”.

O livro pode ser adquiro na sede da AMA-ABC por R$15 (Rua José Bonifácio, 731), das 9h às 16h. Tel. 4127-2588.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: